quinta-feira, 2 de julho de 2015

Divertida Mente Spoiler Free Zone

Sempre fui uma apaixonada pela animação, desde que me lembro sempre me entusiasmei muito mais pelos filmes e series de animação do que aqueles que tem um elenco real. E não pelo facto de desejar fugir da realidade mas sim, uma questão de arte. Se é verdade que os efeitos especais estão cada vez melhores, e realistas, tampem é verdade que no mundo da animação as historias estão cada vez mais maturas e capazes de chegar a um publico muito maior. E apesar de ainda muitas pessoas julgarem que animação é coisa de Crianças, cada vez a mais pessoas que vem toda a animação como arte, dedicada a vários grupos.

Divertida Mente é um exemplo de algo novo, de algo que já foi feito mas que aqui nos é apresentado numa perspectiva nova, divertida e Brilhante. Basta recordar que o director é  Pete Docter que foi o director de um dos meus filmes favoritos da Pixar UP - Altamente, que me faz sempre chorar nos seus primeiros minutos, e com isto fico logo entusiasmada, porque se em 10 minutos a brincar com as emoções ele faz algo memorável e maravilhoso, o que ira acontecer quando Todo um filme é em volta das emoções?

Conta nos a historia de Railey e da sua familia, mas sobretudo de Railey e as suas emoções, Alegria, Tristeza, Repulsa, Medo e Raiva. Mas em boa verdade, podia ser a historia de qualquer um de nós, é uma historia normal, com as dores de crescimento, com a descoberta, com o sacreficio mas sobretudo é um filme que apesar de ser muito divertido, para alem das suas cores maravilhosamente escolhidas, e de dialogos inteligentes (Uma das minhas piadas favoritas era apenas dois guardas a discutirem sobre "O meu chapéu") é um filme que presta respeito as crianças, não são precisas piadas de peidinhos para que se torne num filme divertido, é preciso respeito, é preciso amor, é precso arriscar, e eles arriscaram e com sucesso.

Obviamente uma das minhas personagens favoritas foi Bing Bong
 com a voz maravilhosa de Nuno Markle que ao contrario de os monstros das caixas, neste filme, se não tivesse lido que era ele, não iria conseguir chegar lá. Bing Bong é um amigo imaginário e é a sua própria historia, com direito a momentos de alegria e tristeza, é uma personagem rica e que nos faz sorrir, é uma personagem cheia de amor pela Railey. Alias a Railey é muito amada por todas as personagens deste filme, de dentro para fora, ela esta rodeada de amor, e na maior parte das vezes esse amor é reflectido e ela demonstra-o também, mas todos nos sabemos, que existem fases... 

Chorei muito neste filme porque me vi muito neste filme. Eu conheci aquela tristeza,

 ela estava caida em cima dos controlos e as emoções ainda tentaram a tirar a medo mas demorou muito tempo para me conseguir libertar completamente. A Tristeza não é uma Vilã, ela não é má, é um espiritozinho azul que nos envolve naquele abraço apertado e sofocante e que as vezes custa a conseguir nos soltar. Ela ainda aqui anda de vez em quando toma o controlo de mansinho mas a situaçao ja esta mais resolvida, mais calma, eu tambem já não sou a mesma... 

Eu mudei muito ao longo dos anos, mudanças não tão fisicas mas mais internas, mais de mim para mm, pequenas vitorias que conquistei por merito proprio e que aprendi a dar valor. Apesar de este momento ser um momento um  pouco amargo pois a minha criativiidade esta em cinza estou a fazer um esforço para a conseguir pintar de novo, de a levantar e erguer.
 Eu começcei a chorar para este Filme ainda o filme nao tinha começado. Mas quando a curta metragem LAVA começou... as lagrimas corriam me pelo rosto porque aquela musica era me muito pessoal. Alias toda a expriencia de cinema foi me muito intima, mas em relaçao a LAVA todos os dias tenho ouvido a musica deixo vos apenas o refrão 

"I Have a Dream
I Hope will come true
that you're here with me
and I'm here with you


I Wish that the Earth
Sea and sky up abouve
Will send me some
To Lava"





3 comentários:

  1. Quero muito ver este filme!

    r: Arrisca, vais ver que vais gostar :)

    ResponderEliminar
  2. r: Claro que podes :D depois venho cá ver as tuas respostas*

    ResponderEliminar
  3. Quero ver esse filme, estou muito curiosa!

    Bjxxx

    ResponderEliminar